Home / Notícias / IPEM-SP verifica radares na capital paulista nesta quarta-feira (17)

IPEM-SP verifica radares na capital paulista nesta quarta-feira (17)

Análise dos medidores de velocidade é obrigatória uma vez por ano ou toda vez que o equipamento passar por reparo

O Instituto de Pesos e Medidas do Estado (IPEM-SP) examina diariamente os radares em ruas e estradas do território paulista, de acordo com orientação do Inmetro.

Na próxima quarta-feira (17), às 10h, o órgão analisará os seguintes medidores de velocidade na cidade de São Paulo: na Avenida Celso Garcia, sentido bairro-centro, altura do número 4911, na zona leste, e na Avenida Cruzeiro do Sul, sentido centro-bairro, junto ao número 548.

A aferição leva de 20 minutos a uma hora. A ação envolve os fiscais do IPEM-SP, uma equipe da empresa responsável pelo radar e agentes de trânsito. Para evitar acidentes, em razão da atividade, fica impossibilitada a passagem na via pelos pedestres e veículos.

Como funciona
Conforme a Portaria Inmetro 544/2014, é obrigatória a verificação uma vez por ano ou toda vez que o equipamento passar por reparo. Caso o aparelho seja aprovado, recebe um certificado válido por um ano. Quando há reprovação, a fabricante é notificada a corrigir o erro. Para aplicar multas por excesso de velocidade, o medidor precisa ser avaliado pelo instituto.

Em caso de chuva, a atividade é cancelada. O cancelamento também pode ocorrer poucas horas antes do agendado, de acordo com a solicitação dos agentes de trânsito ou da companhia responsável pelo radar. A ação será realizada pela equipe de fiscalização da regional leste da capital paulista.

Orientações
O IPEM-SP disponibiliza para download o “Guia Prático de Consumo”, com dicas sobre o que observar na hora de comprar produtos embalados, têxteis, eletrodomésticos, itens que devem trazer o selo do Inmetro e também o uso de balanças disponíveis em supermercados, padarias, açougues e outros tipos de comércio. Para acessar a publicação, clique aqui.

O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo é uma autarquia vinculada à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Governo do Estado de São Paulo e órgão delegado do Inmetro. O instituto tem o papel de proteger o consumidor para que o cliente leve para casa a quantidade exata de produto pela qual pagou.03

Com uma equipe de fiscalização formada por especialistas e técnicos, o IPEM-SP realiza operações de fiscalizações rotineiras em balanças, bombas de combustíveis, medidores de pressão arterial, taxímetros, capacetes de motociclistas, preservativos, cadeiras de carro para crianças, peças de roupa, cama, mesa e banho, botijões de gás e outros materiais.

Quem desconfiar ou encontrar irregularidades pode recorrer ao serviço da Ouvidoria, pelo telefone 0800-013-0522, de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h, ou enviar e-mail para ouvidoria@ipem.sp.gov.br.

="adsbygoogle" style="display:block" data-ad-client="ca-pub-2309922433896559" data-ad-slot="9960967624" data-ad-format="auto">

Sobre Carlos Laia

Comandada por Carlos Laia , A Voz Do Taxista tem por objetivo levar a categoria dos taxistas informação, levantar o debate dos assuntos importantes para o desenvolvimento profissional de toda categoria.

DEIXE SUA OPINIÃO!