Home / A Voz do Taxista / SAÍBA QUAL MODELO DE CARROS PODE SER TÁXI

SAÍBA QUAL MODELO DE CARROS PODE SER TÁXI

="adsbygoogle" style="display:block" data-ad-client="ca-pub-2309922433896559" data-ad-slot="9960967624" data-ad-format="auto">

Nova regra da prefeitura para entre-eixos e largura deixa esses veículos de fora das especificações mínimas

A Prefeitura de São Paulo divulgou a portaria de nº 184, que institui mudanças nas regras que definem quais carros podem ser utilizados como táxi na cidade. Com algumas das mudanças, como a exigência mínima de 2,45 m de entre-eixos, carros como o Chevrolet Classic e o Fiat Siena (o antigo) não poderão mais ser homologados pelos motoristas. O Fiat Grand Siena continua habilitado.

Táxi SP
Siena e Classic não podem ser táxis em SP

Critério é a largura entre eixos

Além do entre-eixos, foi estipulado uma largura mínima de 1,65 m que esses modelos também não atendem. Outras exigências são o ar-condicionado e direção hidráulica ou elétrica para essa categoria. O Volkswagen Voyage, por exemplo, continua homologado no limite exato tanto de entre-eixos quanto de largura.

Táxi Especial

Para a categoria especial, a largura mínima é de 1,75 m e entre-eixos de 2,60 m. Pelo entre-eixos, o Chevrolet Cobalt e o Renault Logan se encaixariam, mas nenhum atende a largura mínima exigida – ambos tem 1,73 m, apesar dos entre-eixos de 2,62 m e 2,63 m, respectivamente.

="adsbygoogle" style="display:block" data-ad-client="ca-pub-2309922433896559" data-ad-slot="9960967624" data-ad-format="auto">

Categoria Luxo

Na categoria luxo, a largura mínima se mantém em 1,75 m, mas o entre-eixos cresce para 2,65 m, deixando claro que nesse segmento poderão ser utilizados apenas sedãs médios, que conseguem cumprir com os requisitos.

Quem já tem um veículo, ao realizar a troca por um novo modelo deverá atender as exigências supracitadas desde já.

A portaria serviu também para a adequar as regras da cidade as mudanças do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), redigindo a exigência de airbag duplo frontal e ABS, que já são obrigatórios em todos os carros produzidos no País desde o início de 2014. A ideia é gerar uma “nota de corte” na qualidade dos veículos e serviços oferecidos, uma vez que as pessoas estão optando pelo aplicativo Uber.

 

="adsbygoogle" style="display:block" data-ad-client="ca-pub-2309922433896559" data-ad-slot="9960967624" data-ad-format="auto">

Sobre Carlos Laia

A Voz Do Taxista é um portal de notícias criado por Carlos Laia para levar informações a classe dos taxistas, acompanhando os acontecimentos, dando opinião e ouvindo os principais personagens do incrível mundo do táxi.

DEIXE SUA OPINIÃO!